Infância e Adolescência: Características Multidimensionais do Desenvolvimento

Fatores como a evolução do conhecimento infantojuvenil, desde a concepção e período pré-natal, infância e adolescência, englobam aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, psicossocial e emocional (Papalia, 2013). Este desenvolvimento pode ocorrer de forma típica, que seria dentro de períodos esperados, baseados em teorias específicas, e de forma atípica, que envolvem os transtornos do neurodesenvolvimento descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-V (Papalia, 2013; APA, 2014). Neste sentido, atividades nas áreas da saúde, educação e social, requerem conhecimentos específicos que vão além da formação tradicional; são necessários estudos relacionados a estes desenvolvimentos baseados em teorias biológicas, psicológicas e socioculturais que englobem a atuação do profissional na infância e na adolescência (Bee & Boyd, 2011). 

 

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Objetivos:

Propõem formar especialistas em Aspectos Multidimensional do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência, capacitados pela aquisição de habilidades e competências teórico-práticas, para atuarem em diferentes áreas com o público infantojuvenil, capazes de:
 • Identificar e avaliar necessidades, delinear, implementar e avaliar estratégias de intervenção;
 • Desenvolver intervenções de prevenção e promoção de saúde infantojuvenil;
Propõem formar especialistas em Aspectos Multidimensional do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência, capacitados pela aquisição de habilidades e competências teórico-práticas, para atuarem em diferentes áreas com o público infantojuvenil, capazes de:
 • Identificar e avaliar necessidades, delinear, implementar e avaliar estratégias de intervenção;
 • Desenvolver intervenções de prevenção e promoção de saúde infantojuvenil;
Propõem formar especialistas em Aspectos Multidimensional do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência, capacitados pela aquisição de habilidades e competências teórico-práticas, para atuarem em diferentes áreas com o público infantojuvenil, capazes de:
 • Identificar e avaliar necessidades, delinear, implementar e avaliar estratégias de intervenção;
 • Desenvolver intervenções de prevenção e promoção de saúde infantojuvenil
 • Ler e utilizar de forma crítica os resultados de trabalhos científicos, respaldando a prática em evidências científicas ou em diretrizes apoiadas em evidências;
 • Elaborar informes e relatórios necessários ao desempenho profissional;
 • Pautar na ética e respeito ao próximo o seu trabalho;
 • Trabalhar em equipes.

Documentos necessários para efetivar a matrícula (todos - cópia simples):
  • Informar endereço eletrônico (e-mail)
  • Diploma da Graduação (frente e verso) OU Declaração de Conclusão de Curso até que o Diploma seja registrado
  • Diploma de Graduação Expedido por Universidade Estrangeira: apresentar comprovante de Revalidação do Diploma (art. 48, § 2º, da LDB de 20/12/1996)
  • Histórico Escolar Final da Graduação (constando as datas de: Conclusão de Curso; Colação de Grau e Expedição do Diploma)
  • R.G.
  • C.P.F.
  • Certidão de Nascimento OU de Casamento
  • 1 Foto 3x4 (recente)
  • Cópia da apólice do seguro de acidentes pessoais para estagiário (somente para os cursos com estágio/ ensino clínico/ e ou prática). Apresentar depois do início do curso.
  • Os alunos que farão estágio, ensino clínico e ou prática nas dependências da FUNFARME deverão fazer a solicitação do crachá de identificação diretamente na COAPRIMO, nas quartas ou quintas-feiras, durante o horário de funcionamento.
Comprovante de endereço – são aceitos:
  • contas de: energia elétrica, água, gás ou telefone
  • carnês de: IPTU, ITR ou Condomínio
  • contrato de locação de imóvel em vigor

     

    Maiores esclarecimentos ligue (17) 3201-5888 FAEPE ou faepe@faepefamerp.org.br

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